Folhas: folhagem persistente, formada por agulhas reunidas em pincel na extremidade dos raminhos, delgadas, flexíveis, contorcidas, curvas, verde-claras, margens denticuladas, agrupadas aos pares por vezes 3 com 5 a 10 cm de comprimento e 0,7 mm de largura, têm o vértice agudo curto; persistem cerca de 2 anos.
Flores: floração monóica. Flores masculinas dispostas em inflorescências amarelas-avermelhadas de forma oblonga, pouco densas, agrupam-se no extremo do rebento do ano, flores femininas de cor rosa-violáceas, dispostas em inflorescências, pedunculadas, em grupos de 1 a 2 na extremidade do gomo anual. Floresce abundantemente de Março a Maio.
Frutos: pinhas (estróbilos) solitárias ou em grupos de 2-3, divergentes ou pendentes, avermelhadas com pedúnculo, curto, grosso, curvo e escamoso, escamas com escudo convexo, de forma ovóides-cónicos, castanho-avermelhadas, brilhantes quando maduras com 5-15 cm x 4-6 cm. As escamas oblongas possuem escudos e mucrão pouco salientes. Liberta ao fim de 3 anos numerosas sementes negras com cerca de 7 mm de comprimento prolongadas numa asa de 2 cm, vulgarmente designada por penisco. As pinhas depois de abertas permanecem longos anos nos ramos.
Gomos: gomos não resinosos, ovóides, agudos, castanhos, com escamas franjadas de branco.
Ritidoma: ritidoma liso e cinzento-prateado em novo, tornando-se fissurado, escamoso e castanho escuro com a idade.