Folhas: simples, alternas, com pecíolo de 1 a 2 cm de comprimento, acunheado-obovadas, de 1,5 – 4,5 cm, 1 vez e meia mais comprida que larga; fendidas com 3 a 7 lóbulos profundos, de margem serrada e desiguais, algo subcoriáceas; página superior do limbo, verde-escura e lustrosa, a inferior é baça e glauca e escassamente pilosa com tufos de pêlos brancos nas axilas das nervuras.
Flores: abundante floração de Março a Maio, constituída por corimbos terminais compactos de 10 a 20 flores hermafroditas. Flores de 8 a 15 mm de diâmetro, regulares, com 5 pétalas obovadas livres, brancas ou branco-rosadas, aromáticas; o cálice é constituído por 5 sépalas triangulares, persistentes, reflexas, menores que as pétalas. O androceu tem 5 a 25 estames com anteras rosadas; o gineceu é constituído por apenas um único estilete, branco-esverdeado.
Frutos: o fruto é um pomo carnudo, globoso a ovóide com 4 a 8 mm de diâmetro e 6 a 10 mm de comprimento, coroado por restos de sépalas inclinadas e vermelho escuro brilhante quando maduro, com um único caroço. Frutificação de Agosto a Outubro. Os frutos permanecem na árvore depois da queda das folhas, são muito apreciados pelos pássaros que disseminam a espécie. Frutifica a partir de 5-6 anos.
Gomos: pequenos, globosos, brancos-amarelados.
Ritidoma: o ritidoma primeiro liso e acinzentado, torna-se progressivamente castanho e gretado. Os ramos são vermelho-púrpura ou pardo-avermelhado, com espinhos axilares aguçados de 2 a 4 cm.