Folhas: caducas, simples, alternas, elípticas a ovado-elípticas com 5-12 cm de comprimento por 5-13 cm de largura, por assim dizer tão largas quanto longas, base cunheada ou truncada; duplamente serradas e lobadas, sendo os 3-5 pares de lobos laterais aproximadamente triangulares, pouco profundos; estes diminuem de tamanho da base ao ápice; pecíolo igualando ¼ do limbo, tomentoso de 1 a 2,5 cm; lâminas tomentosas ao desabrochar nas duas faces, a superior passa depois a verde-escuro e glabra, enquanto a inferior permanece tomentosa branco-acinzentado; com 7 a 9 pares de nervuras secundárias salientes que a partir da nervura principal formam um ângulo aberto para as nervuras basais e agudo para as restantes. No outono ficam amarelas a amarelo-ruivo vistoso. De notar que as folhas desta espécie também possuem uma grande plasticidade polimórfica, com limbo ligeiramente amarfanhado.
Flores: inflorescência de Maio a princípios de Junho em corimbos achatados, com cerca de 8 cm de diâmetro, pouco ramificados, densamente pilosos; flores hermafroditas, completas, de 2 cm de diâmetro com receptáculo tomentoso, 5 pétalas brancas, livres, até 5 mm, glabras ou quase, sépalas tomentosas nas duas faces; ovário com 2-3 carpelos unidos na parte inferior, 2 a 3 carpelos inteiramente soldados, 2 a 3 estiletes de 4-5 mm soldados no terço inferior e cerca de vinte estames; anteras esbranquiçadas.
Frutos: numerosos pomos carnudos subglobosos de 1 cm a 2 cm de diâmetro, coroados pelo cálice; verdes primeiro, tornam-se amarelados a castanho-alaranjados mate, uma vez maduros; pontilhados por numerosas lentículas pálidas; cada fruto cotem 1 ou 3 sementes, algumas podendo serem estéreis. Frutificação de Setembro a Outubro. Os frutos permanecem na árvore depois da queda das folhas; comestíveis, mas insípidos, são alimento predilecto dos pássaros que disseminam a espécie.
Frutifica a partir de ± 15 anos
Gomos: ovóides a subagudos de 5-9 mm sem viscosidade, verdes a castanho-claro, com 4-5 escamas glabras e orladas por margens escariosas castanho-escuro.
Ritidoma: primeiro cinzento lenticelado, torna-se na maturidade cinzento-acastanhado, fissurado e finamente escamoso.