Lonicera implexa – Madressilva

Rhamnus alaternus – Sanguinho-das-Sebes
27 Agosto 2022
Lonicera periclymenum – Madressilva-das-Boticas
4 Setembro 2022

Madressilva, Madressilva-Entrelaçada

 

MADRESSILVA

A madressilva é um arbusto trepador, tortuoso e entrelaçado com folhas verde-escuras e perenes, contrariamente à madressilva-das-boticas (Lonicera periclymenum), que tem folhas caducas. É muito florífero e, de Abril a Agosto, veste-se de grandes flores perfumadas, branco-marfim a levemente rosado por dentro, e francamente avermelhado por fora; a fragrância que delas exala, atrai muitos insectos, entre os quais, as borboletas nocturnas. A adaptação ao ritmo de vida dos polinizadores, levou a madressilva a acentuar o perfume ao anoitecer, enquanto durante o dia, é relativamente discreto.

 

DESCRIÇÃO

Hábito: arbusto trepador de 1 a 3 m de altura, de folha perene; caules lenhosos, ramificado desde a base, com ramos longos, abundantes e entrelaçados; ramos jovens glabros, flexíveis, algo volúveis; flores brancas, avermelhadas por fora, sésseis no centro das últimas folhas e perfumadas.

Folhas simples, oposto-cruzadas, elípticas a obovadas, inteiras, sem pecíolo, mucronadas, coriáceas com 2,1-5,5 X 1-3,2 cm; as folhas imediatas da inflorescência são adunadas (aderentes duas a duas pela base auriculada, que é contígua ao caule); frequentemente com margem revoluta e transparente. Glabras na maturidade, de cor verde-escura brilhante na página superior e verde pálido na página inferior.

Flores hermafroditas, tubulares bilabiadas de 2,4-4,7 cm; cálice curto com 5 dentes; corola, tubulosa, fina, inicialmente branco-rosada, purpúrea e por fim amarelada, ou rosa-amarelada, com pelos glandulosos; sendo o lábio superior com 3 ou 4 lóbulos curtos e o inferior inteiro; tem 5 estames e um estigma de comprimento menor que os estames. Flores perfumadas reunidas em inflorescências terminais sésseis, de 2-9 flores, que nascem directamente na axila de 2 ou 3 folhas soldadas na base; floração de Abril a Agosto.

O fruto é uma pseudobaga de 4-9 mm, globosa, avermelhada e tóxica; contém entre 1 a 5 sementes finamente alveoladas, de cor amarelada ou acastanhada.

O ritidoma dos caules geralmente torcidos é glabro e castanho-acinzentado e esfolia-se facilmente em tiras; os raminhos têm uma cor verde-violáceo, tornando-se de depois cinzentos também.

 

ECOLOGIA

Planta heliófila de clima mediterrânico, a madressilva ocorre nas orlas e clareiras de bosques de quercíneas, em matagais, sebes e baldios. Indiferente edáfica, ocorre em vários tipos de substratos pobres em matéria orgânica, em terrenos rochosos e pedregosos, com preferência pelos calcários. Desenvolve-se até 600 (1200) m, tolerando temperatura de cerca de -12 ºC. Tem crescimento rápido e longevidade superior a 15 anos.

Propaga-se por semente ou por estaca do ano, na Primavera.

 

DISTRIBUIÇÃO

Região Mediterrânica, Europa: Península Ibérica, França, ilhas mediterrânicas, Itália, Eslovénia, Croácia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Albânia, Macedónia do Norte, Grécia; Sudoeste da Ásia: Turquia e África do Norte: Marrocos, Argélia e Tunísia. É também cultivada noutras partes do globo, como planta ornamental.

Em Portugal continental, a madressilva distribui-se pelo Centro colinoso, terras de baixa altitude e Sul; estando a sua ocorrência no Norte limitada aos vales do Douro e seus afluentes. Ausente dos Açores e da Madeira.

 

USO

A Madressilva, Maravilha Ornamental

A madressilva como trepadeira é muito utilizada como planta ornamental. As inflorescências constituídas por grupos de flores com tonalidades que vão do branco-marfim, ao rosa, vermelho e por fim ao amarelo; sucessão de cores matizadas na diversão de tonalidades ricas, encanta o olhar de qualquer pessoa. O outro sentido solicitado pela madressilva é o olfacto. Como a madressilva é sobretudo polinizada por borboletas nocturnas, tem uma fragrância ainda mais intensa à noite de forma a atrair estes insectos, enquanto durante o dia o aroma é menos intenso, mas persiste.

Família: CAPRIFOLIACEAE

Nome científico: Lonicera implexa Aiton

Publicação: 1789

Grupo: folhosa perene

Nomes vernáculos: madressilva, madressilva-entrelaçada

 

Se pretende partilhar um comentário, colocar uma pergunta à comunidade, acrescentar uma informação, ou observação, saiba que é possível fazê-lo; não precisa de se registar neste sítio. Basta digitar a sua mensagem no espaço “iniciar uma conversa“, depois clique no botão enviar e escolha, “Prefiro publicar como convidado”.