Folhas: simples, alternas, caducas, limbo lanceolado, peninérveo, com três nervuras basilares, assimétricas na base e ápice longamente acuminado curvado e afilado; têm a margem finamente serrada quase desde a base; com um comprimento de 7 a 15 cm e 5 cm de largo; são verde-escuro e ásperas na página superior, verde-acinzentado e pubescentes na inferior.
Flores: floração entre Abril e Maio. As flores amarelas esverdeadas e sem pétalas, hermafroditas ou masculinas, pequenas, solitárias sobre longos pedúnculos, nascem da axila das folhas ao mesmo tempo que estas sobre os novos ramos, têm um cálice com 4-5 sépalas que envolvem cada uma, um estame de antera amarelada; as sépalas são alongadas e livres; as hermafroditas suportam no centro um pistilo ovado que termina em dois estigmas divergentes.
Frutos: é uma drupa esférica, lisa e glabra, mas rodeada de pêlos na base, tem um longo pedúnculo que parte do interior do pecíolo da folha, primeiro verde, depois amarelado ou avermelhado e finalmente roxo negro na maturação entre Setembro e Outubro; permanece seguidamente na árvore até ao Inverno e cuja polpa é comestível. A drupa contém uma só semente de 6-8 mm de diâmetro, subglobosa e acastanhada.
Gomos: alternos, cónicos e pontiagudos castanho-esverdeados.
Ritidoma: quase liso, com pequenas saliências nos exemplares mais velhos e de cor cinzento-claro ou esbranquiçado, muito característico.