Folhas: de consistência coriácea, variáveis, são ovadas a lanceoladas, indo até 10 cm de comprimento e 5 de largura, brilhantes, verde-escuro na página superior, baças na inferior. As do tipo juvenil são onduladas e espinhoso-dentadas e as do tipo adulto são planas e inteiras.
A forma das folhas pode variar na mesma planta entre os ramos mais velhos e a parte inferior com folhas espinhosas enquanto que a parte superior e os ramos novos podem ter folhas desprovidas de espinhos.
Flores: floração de Abril a Junho. As flores de 6 a 8 mm nascem em pequenos grupos nas axilas das folhas. O cálice é constituído por quatro peças soldadas e uma corola branco-creme ou rosada com quatro lóbulos levemente soldados na base ou, então, quase livres. É uma espécie dióica, pois tem flores femininas e masculinas distribuídas por pés diferentes, sendo por isso as femininas as que aparecem com as drupas globosas, de um vermelho vivo.
Frutos: frutifica de Outubro a Dezembro. O fruto cujo diâmetro oscila entre os 7 e 10 milímetros é vermelho brilhante, com três a cinco pequenos lóculos no interior. É uma drupa baciforme globosa e lisa. O fruto amadurece no Inverno e pela sua cor torna-se muito vistoso, em contraste com as folhas verdes-escuro.
Os frutos possuem uma substância, a ilicina, que os torna tóxicos.
Gomos: verdes, pequenos e pontiagudos.
Ritidoma: o caule e os ramos velhos são em geral cinzento-claro tornando-se levemente rugoso com a idade, enquanto que os ramos novos são verdes.