Folhas: alternas com 5 a 10 cm de comprimento, duplamente dentadas, com até 8 pares de nervuras quase direitas, de suborbiculares a amplamente ovadas, cuspidadas, curtamente pecioladas, pubescentes em jovem, perdendo progressivamente o indumento principalmente na página superior.
Flores: espécie monóica com floração de Janeiro a Março, ambas as flores encontram-se nos mesmos ramos; as masculinas verde-claras estão dispostas em amentos pendentes e quase sésseis com 2 a 9 cm de comprimento, as femininas agrupadas numa gema escamosa verde, de onde sobressaem os 7 a 9 estiletes vermelhos.
Frutos: aquénios que atingem a maturação em Setembro; ovóides ou globosas, cada avelã está envolvida por um invólucro foliáceo constituído por brácteas e bractéolas, soldadas e peludas que quase ocultam os frutos; verde-claro primeiro e castanho na maturação, as avelãs estão dispostas de 1 a 5 na extremidade de um pedúnculo comum.
Gomos: alternos, globulosos castanho-esverdeados com escamas lisas e glabras.
Ritidoma: liso, um tanto brilhante com lentículas castanho-claras, pardo-avermelhado em jovem, torna-se depois cinzento, ligeiramente gretado horizontalmente; os raminhos, sinuosos, pouco tomentosos, são avermelhados.