Folhas: caducas, simples, pecioladas, verde-escuro brilhante na página superior e verde mais claro na página inferior, têm a base em cunha e o vértice do limbo chanfrado, são ligeiramente orbiculares com 4 a 10 cm de comprimento, 7,5 cm de largura e 5 a 8 pares de nervuras laterais; as margens são duplamente dentadas com longos pêlos amarelos nas axilas das nervuras.
Flores: formadas desde o Outono, surgem antes das folhas. Masculinas, em amentilhos cilíndricos, pedunculadas, pendentes, de 10 cm, de cor púrpura até ao Inverno; verdes na Primavera em grupos de 2 ou 3; as femininas, ovóides, agrupadas em pequenas inflorescências pedunculadas, de cor vermelho-púrpura quando jovens, tornando-se depois verdes. Ambas coexistem no mesmo pé e florescem entre Fevereiro e Março, antes da folheatura que ocorre entre Abril e Maio.
Frutos: pequenos cones globosos com pedúnculo vermelho, de 1 a 2 cm de comprimento, primeiro verdes e depois castanho-escuros; contêm 2 pequenas sementes na base de cada escama: sâmaras com uma asa estreita que se dispersam no Outono. Frutificação regular e abundante.
Gomos: ovóides, muito viscosos, castanho-violáceos, glabros, peciolados, com uma escama recobrindo as outras.
Ritidoma: liso e lustroso cinzento-escuro durante os primeiros 20-30 anos, torna-se progressivamente pardo-anegrado, primeiro dividido em largas placas e depois com profundas fendas longitudinais sem descasque.