Folhas: opostas, compostas, imparipinuladas, com 20-35 cm de comprimento e pecíolos de 1,6-6,6 cm; (5)9-13(15) folíolos lanceolados, os laterais subsésseis sendo o terminal pouco peciolado, cada lâmina de 22 x 47 mm, margens dentadas ou inteiras apenas na base; página superior verde-brilhante, sendo a inferior mais clara com pubescência na base do nervo mediano. As folhas surgem tardiamente, depois das flores. No Outono, a folhagem fica de um belo amarelo, antes de cair.
Flores: floração em panículas, ocorre de Abril e Maio nos ramos do ano anterior; as flores simples, compostas por 2 estames ou 1 estigma, 1 ovário com dois estiletes, dispõem-se em inflorescências axilares e são verdes ou vermelhas, hermafroditas ou unissexuais sem cálice nem corola com anteras de cor purpúrea, e estigma bilobado, aparecem antes das folhas.
Frutos: o fruto é uma sâmara elíptica, achatada e indeiscente que amadurece em Setembro, permanece depois na árvore durante o Inverno; geralmente apresenta-se em grupos pendentes de 10 a 20, com longo pedúnculo fino, asa oblonga-lanceolada e ápice; com 1 x 3-5 cm, glabra; verde-brilhante primeiro, torna-se castanha mate na maturação.
Gomos: grandes gemas negras, opostas, tomentosas, sendo as terminais piramidais e as axilares mais pequenas e globosas.
Ritidoma: cinzento-claro com numerosas lentículas e liso em exemplares jovens, torna-se pardo-acinzentado, rugoso com um reticulado de fissuras longitudinais profundas e estreitas nos mais velhos.