Folhas: simples, alternas, lobadas, subcoriáceas, variam muito quanto ao recorte e às dimensões: podem ser penatifendidas ou penatipartidas, fendidas em 5 a 8 pares de lóbulos irregulares, estreitos e profundos por vezes até à nervura; aquando do desabrolhar têm a página superior cinzento-rosada, muito tomentosa, depois passa a verde-escuro, sem brilho, em seguida torna-se glabra enquanto que a página inferior permanece densamente tomentosa-felpuda, com pêlos estrelados. O pecíolo é igualmente tomentoso a glabrescente. As dimensões das folhas têm uma amplitude de variação que depende muito das formações a que pertencem, de 6 a 20 cm de comprimento e 3 a 14 cm de largura.
Flores: floração entre Abril e Junho. As flores masculinas amarelas estão dispostas em amentilhos com 5 a 10 cm de comprimento, as femininas esverdeadas, insignificantes, aparecem num curto pedúnculo no mesmo pé.
Frutos: bolota ou glande bastante variável de 1,5 a 4,5 cm, podendo ser elipsóide, cilíndrica ou subglobosa, arredondada no cimo e de cicatriz basilar bastante grande que amadurece em Outubro a Novembro do mesmo ano, solitária ou agrupada em duas ou três, tem pedúnculo curto (até 2 cm) e grosso que suporta uma cúpula tomentosa e coberta de escamas imbricadas, cinzento-aveludadas.
Frutifica a partir dos 20 anos.
Gomos: as gemas ovóides, aglomeradas por 3 a 5 juntas ao gomo terminal, cobertas de escamas tomentosas acinzentadas, têm entre 4 a 6 mm.
Ritidoma: este é primeiro liso, pardo a cinzento-enegrecido, delgado ou pouco espesso que passa a ser grosso, com fendas longitudinais cinzento-claro com a idade.