Folhas: alternas, obovadas a oblogo-lanceoladas, pequenas 2 a 4 cm de comprimento e 1 a 2 cm de largura, acuminadas, com a margem finamente serrada, simples, pecioladas, verde-escuras, pubescentes e em seguida glabras, surgem depois das flores.
Flores: abundante floração branca de Março a Abril. As flores desabrocham antes das folhas, pequenas (1 a 1.5 cm), pedunculadas, solitárias ou geminadas; hermafroditas, com 5 pétalas glabras e brancas, raramente rosadas, numerosos estames com anteras vermelhas (20 a 25) e um estilete.
Frutos: o abrunho, pequena drupa globosa a oblonga, azul-escuro ou negro-violáceo quando madura a partir de Setembro, com cerca de 1,5 a 2 cm – menor que a ameixa – coberta de pruína cerosa, com polpa esverdeada, endocarpo subgloboso e algo liso. Os abrunhos são comestíveis depois das primeiras geadas que atenuam o seu sabor adstringente e ácido-acre.
Gomos: pequenos, glabros e anegrados; globosos e amarelados para os gomos reprodutivos.
Ritidoma: liso um tanto brilhante estriado horizontalmente, enegrecido, com ramos pubescentes e espinhosos, os ramos do ano são acinzentados e também pubescentes.