Folhas: caducas, simples, opostas, palmadas, divididas em 3-5 lóbulos agudos sendo as margens providas de grossos dentes desiguais; verde-escuras por cima e mais claras por baixo, com pêlos ao longo das nervuras principais, com cerca de 10-15 cm de comprimento. O pecíolo é muito longo e avermelhado de 5-15 cm. A forma geral da folha é muito parecida com as do plátano, no entanto, o tamanho e o recorte das folhas variam com a idade: as árvores jovens apresentam folhas maiores, profundamente lobadas com pecíolos escarlates, enquanto que os exemplares mais velhos com crescimento lento apresentam folhas mais pequenas, com pecíolos mais curtos, verdes ou rosados, lobos menos acentuados, sendo os dois lobos junto à base de tamanho inferior aos restantes.
Flores: floração em Abril e Maio. Numerosas flores entre 60 e 100, hermafroditas ou unissexuais, de cor amarelo-esverdeado, dispostas em panículas pendentes com 6 a 12 cm; aparecendo com as folhas.
As flores, pequenas, e melíferas têm longos pedúnculos, dois verticilos florais, um de 5 sépalas e outro de 5 pétalas desenvolvidas e livres, que se inserem junto com os 8 estames, num disco anelar carnudo situado debaixo do ovário.
Frutos: estes aparecem aos pares no Outono do mesmo ano. As dissâmaras (duplas sâmaras), são glabras e com asas membranosas, formam entre elas um ângulo aproximadamente recto de 90º; tendo cada par cerca de 6 cm de largura, verdes matizados de vermelho quando jovens e castanhos na maturidade; mantendo-se muito tempo na árvores, depois de esta ter perdido as folhas.
Gomos: ovóides de 0,8-1 cm, possuem escamas verdes, orladas de castanho.
Ritidoma: quando jovem é liso e acinzentado, com a idade fissura-se em placas irregulares que se descamam, expondo manchas levemente alaranjadas.